O Guia Completo Para Lavar o Cabelo da Maneira Correta



Embora todos saibamos a importância dos cuidados com os cabelos quando se trata de escovar e pentear, muitos não percebem como devem ser cuidadosos ao lavá-los. É importante saber que a lavagem adequada tem muitas vantagens, desde economias que resultam da utilização da quantidade certa de xampu para melhorar a aparência e a força do cabelo, até um efeito positivo em sua saúde geral.
Este guia simples irá ensinar-lhe o caminho certo para lavar o cabelo e como você pode dar a ele uma aparência mais saudável e vibrante.

Passo 1: Escove o cabelo

Antes do banho, penteie suavemente o cabelo. Pentear irá estimular o fluxo de sangue para o couro cabeludo e também ajudar a reduzir a quebra de cabelo que ocorre mesmo durante o momento em que você o está ensaboando. O aumento do fluxo sanguíneo para o couro cabeludo ajuda os cabelos a obter os nutrientes de que necessita, e isso pode prevenir a caspa, a psoríase, a queda de cabelo e até estimular o crescimento do cabelo não só antes de ensaboar mas também ao longo do dia.

Passo 2: Lave o cabelo com água morna

O primeiro passo no banho é molhar o cabelo com água morna, pois a água que é muito quente seca o couro cabeludo e prejudica o cabelo. Depois de molhar a cabeça, você pode passar o xampu. Não há necessidade de exagerar no xampu. Aplique apenas 10 ml de xampu, o que equivale a duas colheres de chá, e já será suficiente (um pouco mais se você tiver cabelo comprido). Esta quantidade não só lhe poupará dinheiro, mas também ajudará a proteger sua pele, já que muitos dos xampus no mercado contêm agentes espumantes (SLS), que podem ser prejudiciais. Quando for lavar as raízes, mova o cabelo para baixo e finalmente alcance as pontas.

Passo 3: Massageie o couro cabeludo em movimentos circulares

A maioria das pessoas enxaguam o cabelo imediatamente depois que a espuma começa a se formar, no entanto, isso é um grande erro. Antes de tirar o xampu da cabeça, massageie o couro cabeludo em movimentos circulares por pelo menos 2 minutos. Massagear com as pontas dos dedos estimulará o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e também ajudará a acelerar o processo de lavagem.


Passo 4: Lave o cabelo com água morna

Após a lavagem, agora é hora de remover toda a sujeira do seu cabelo. Como já observamos, a água quente desidrata o couro cabeludo, portanto, certifique-se de lavar o cabelo apenas com água morna. Recomenda-se remover todos os resíduos de espuma e xampu antes de passar para a próxima etapa da lavagem, por isso, tente lavar bem o cabelo. Quando terminar, é melhor espremer a maior quantidade de água possível antes de passar para o condicionamento.

Passo 5: Condicionador

É importante saber que a água reduz a eficácia dos condicionadores e, portanto, recomenda-se torcer o cabelo antes de passar para essa etapa. Depois de fazer isso, coloque uma quantidade generosa de condicionador em sua mão e massageie-o em seus cabelos, das extremidades até as raízes. Este método vai dar ao cabelo a umidade máxima, fortalecê-lo e adicionar mais brilho.

Passo 6: Lave o cabelo em água fria!

Depois de usar o condicionador, lave o cabelo apenas com água fria. Lavar o cabelo a uma temperatura baixa ajudará a selar a camada externa das fibras e, assim, proteger o cabelo contra danos ao longo do dia. Não se esqueça de que é nosso trabalho nutrir a aparência de nossos cabelos, protegê-los de danos e quedas, e é por isso que esse passo é tão importante, mesmo que seja desconfortável.

No final do banho, seque os cabelos delicadamente apenas com uma toalha seca, para evitar quebrar ou puxar o cabelo. Se você optar por usar um secador de cabelo, certifique-se de secar a partir das raízes do cabelo e não das pontas, isso ajudará a selar a camada externa do cabelo (cutícula). A cutícula protege o cabelo de danos e outros perigos e é responsável pela força das fibras do cabelo.




Comentar

3 + 17 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.